jueves, 9 de julio de 2015






LA TECNOLOGÍA DEL ZAI PARA LA RECUPERACIÓN DE AGROECOSISTEMAS 

A vida nos desertos não é nada fácil, principalmente porque a maioria da população vive da agricultura e todos sabemos que o clima e o solo não são os melhores para essa prática.




No entanto, nem todos se conformam e há algumas pessoas que tentam fazer a diferença. É o caso de Yacouba Sawadogo, um agricultor nascido no Burkina Faso que dedicou a sua vida a tornar as terras desérticas cultiváveis e férteis.




A sua missão começou em 1974, quando uma seca atingiu a zona de Sahel, na África Subsaariana. Sawadogo resolveu usar um antigo método conhecido como “ZAi” para tentar mudar o solo da região. 




Este método consiste em cavar buracos no solo e preenchê-los com adubo, sementes e água, para que este se mantenha húmido e nutrido durante os períodos de seca. Poucos acreditaram que resultaria, mas quando as chuvas vieram ficou provado que Sawadogo estava certo.





Desde essa altura que este agricultor tem percorrido os países da sua região para ensinar a sua técnica a todos os agricultores que tenham as mesmas dificuldades que ele teve em períodos de seca. Em 40 anos, este homem ajudou a transformar mais de três milhões de hectares de deserto em terrenos cultiváveis, tendo trabalhado em oito países da zona de Sahel.






Uma história impressionante de um homem que nunca se deixou vencer pelas adversidades e que dedicou a sua vida a ajudar os outros.
















No hay comentarios.:

Publicar un comentario